Pesquisar neste blog

12 de junho de 2011

Frankenstein

Pedi eu, ó meu criador, que 
do barro me fizeste homem?
pedi para que me arrancaste das trevas?

   - O paraíso perdido


Frankenstein é um dos mais famosos livros de terror e suspense do mundo, a obra foi escrita por Mary Shelley em 1818 teve grande repercussão produzindo versões para o cinema, o personagem teve participações secundarias em jogos, seriados e quadrinhos.


A autora: Mary Shelley (1797-1851)


Mary Wollstonecraft Godwin nasceu em 30 de agosto de 1797 em Londres, era filha de Mary Wollstonecraft,  considerada uma das primeiras feministas, era filosofa, educadora e escritora e morreu poucos dias depois de dar a luz a Mary, seu pai era o filosofo, jornalista e romancista Willian Godwin.

Mary e sua meia-irma Fanny Imlay foram criadas pelo pai juntamente com Charles e Claire Clairmont filhos da segunda esposa do pai. Durante a infância Mary era vista frequentemente lendo junto a tumba da mãe. Mary escreveu seu primeiro poema aos 10 anos, quando tinha 16 fugiu de casa com o poeta romantico Percy Bysshe Shelley amigo e seguidor intelectual do pai de Mary.  Em 1816 Mary e Percy se casaram, contra a vontade do pai de Mary, a escritora passou a se chamar Mary Wollstonecraft Shelley e ela e o marido se estabeleceram na Italia. No verão de 1816 Mary se reuniu com Percy, Clare Clairmont, Lord Byron e John William Polidori, perto de Genebra na Suiça, nesta reunião Byron sugeriu que cada um escrevesse uma obra de terror.  
Desta reunião que nasceu a ideia para o livro de "Frankenstein, ou moderno Prometeus"(titulo completo) que foi publicado em 1818, para quem desconhce Prometeus é um personagem da cultura grega o deus do fogo, segundo o mito Prometeus roubou o fogo dos deuses e deu aos humanos, como castigo Zeus o aprisionou em um rochedo aonde abutres devoravam sua barriga.
O titulo faz alusão a Victor Frankenstein que pegou algo dos deuses a habilidade de criar vida e usou de proveito para si mesmo criando a horrenda criatura.
Mary Shelly teve uma vida marcada de tragedias, apenas um dos quatros filhos do casal, Percy Florence sobreviveu a infância, o marido de Mary morreu afogado em 1822.
Mary ainda escreveu dois romances históricos Valperga (1823), Perckin Warbeck (1830), alem dos romances The last man (1826), Lodore (1835) e Falkner (1837).

A historia

Antes de começarmos a falar da obra em si, é preciso esclarecer alguns fatos errôneos que muitas pessoas acreditam ser verdade. Em primeiro lugar o titulo completo da obra é "Frankenstein, ou moderno Prometeus" como já foi dito anteriormente, segundo, Frankenstein é na verdade o nome do cientista que criou a criatura, seu nome completo é Victor Frankenstein, a criatura criada na verdade não tem nome, Victor nunca a batizou e a criatura não teve o porque de criar um nome para si, tendo em vista que ela não tinha amigos ou alguém que pudesse conversar com ela, no livro ela era sempre denominada como "criatura", "monstro" ou "demônio". É preciso esclarecer também que a criatura não possuía parafusos na cabeça e no pescoço e não ganhou vida através de um raio, Mary não explica como Victor deu a vida a criatura, apenas sabemos que ele conseguiu concluir esta proeza.

Esclarecidos algumas informações importantes sobre a obra, agora podemos finalmente nos focar na historia. Frankenstein começa sua narrativa falando de Walton um homem que tinha como desejo viajar a navio as regiões mais frias do globo, a trama começa com as cartas de Walton para sua irma Margaret narrando assim sua perigosa viagem. No meio da viagem de Walton ele encontra um homem incosciente em um treno que estava boiando em um pedaço de gelo que se desprendeu, Walton cuida do homem e vê nele um amigo verdadeiro, o estranho então narra sua historia e assim conhecemos sobre o maravilhoso cientista Victor Frankenstein.
A historia conta da obsessão de um cientista, cego pela ciência, Victor tenta criar a maior das invenções, ele tentou criar a própria vida, a criatura que ele molda pacientemente todos os dias comeca a assumir uma forma horrenda e monstruosa mas isso não assusta o cientista. Um dos pontos mais fascinantes da obra é porque apos criar tal criatura e se deparar com ela finalmente viva o criador não se felicita por sua criação, ao contrario sente nojo e desprezo por aquele ser monstruoso e a abandona, sozinha e indefesa em um mundo aonde ela nunca seria aceita.
A criatura que nem mesmo teve o direito a um nome ou a proteção, vaga sozinha pelo mundo, abandonada ao frio e sentindo fome, um ser puro que ao se revelar para os humanos é desprezado e machucada, a historia narra a triste saga de um ser desprezado por todos, alguém que não recebeu amor e tudo que desejava era amigos e um lugar neste mundo. Sem ter nada a criatura culpa toda sua desgraça e infelicidade aquele que o criou, e desde então a criatura passa a atormentar a vida de Frankenstein levando-o a ruína e a desgraça.

Personagens

Os personagens da trama são muito bem construídos, Victor o cientista que cego por ambição criou a criatura que traria a ruína a sua vida, a doce e bondosa Caroline mãe de Victor que nutria um amor por todos, sem excluir os pobres, a caridosa mãe adotou Elizabeth uma linda e amavel moça que vivia em uma familia pobre, Elizabeth a amiga bondosa, compreensiva, cresceu como prima de Victor, muitas vezes agia como irma mais velha dele, sempre preocupada com ele o qual sempre teve um forte relacionamento e planejava se casar.
Alem destes temos a criatura horrenda com certeza a maior criação de Mary, um ser puro que é corrompido pelas pessoas que o desprezam, a criatura não encontra amparo de ninguém nem mesmo de seu criador, porem vemos que apesar de tudo ela luta ao máximo para manter sua pureza e bondade e tentar encontrar um lugar aonde pudesse ser feliz.

Conclusão

Frankenstein é uma obra maravilhosa que mesmo apos quase 200 anos desde sua publicação não perdeu o seu brilho, aconselho a todos que leiam essa maravilhosa obra e se deliciam com essa incrível historia.

Referencias bibliográficas


Livro: Classicos do horror


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!