Pesquisar neste blog

24 de setembro de 2011

Resenha temática - Vampiros

Para os que acompanham o blog devem saber que recentemente fiz uma postagem sobre os tipos de resenha, hoje volto a falar de resenhas e irei pela primeira vez apresentar uma resenha temática, tendo em vista que as resenhas anteriores mostradas no blog eram apenas resenhas criticas.

Tema: Vampiros
Obras a serem analisadas:

Kaori - Perfume de vampira  - Autora  Guiulia Moon
Dracula -  Autor Bram Stoker
Trilogia do circulo - Autora Nora roberts
A guardiã da meia-noite - Autora Sarah Jane Stanford


Os vampiros são seres que habitam a imaginação dos humanos a seculos, sua existência é tão antiga que não é possível dizer com clareza em que cultura se originou as historias desses temíveis seres.
O que pudemos dizer com certeza porem é que atualmente eles estão por toda parte, estão nos livros (Dracula, Os sete, Kaori), nos seriados (True blood, Vampires Diaries, Angel), animes (Hellsing, Fortune Arterial, Vampire Knight) nos filmes (Van Hellsing, Blade, Blood Rayne) e ate mesmo nas novelas! como Vamp e O beijo do vampiro. Por estarem tão dissipados em todas as áreas poderíamos falar horas sobre eles e ainda assim estaríamos explorando a ponta desse gigantesco iceberg chamado vampiros, por isso vamos nos limitar a falar apenas de sua participação nos livros.
Os vampiros tem varias características que os definem, a mais famosa delas é a clássica luz solar que é a arma mais eficiente para extermina-los, da pequena lista de obras contendo vampiros que estou analisando, a luz solar é a unica característica em comum aos vampiros de todas elas, o tempo em que os vampiros podem resistir a ela varia de obra para obra mas cedo ou tarde eles viram pó se continuarem expostos a ela.
Outras características como metamorfoses, poder de indução, alteração de memoria, velocidade e força sobre-humanas, fraqueza a prata, aguá benta, cruzes, estão incluídas no "kit-vampírico" e cada autor ao escrever a sua obra escolheu algumas dessas características e descartou outras, moldando assim o seu tipo de vampiro. Em Dracula a mais famosa obra de vampiros de todos os tempos, o poderoso vampiro tinha inúmeros poderes, seus poderes eram tais que ele podia alterar as condições climaticas, criando tempestades, se transformar em nevoa e em uma grande variedade de animais, essa habilidade metamórfica também é apresentada em "A guardiã da meia-noite" e na trilogia do circulo aonde alguns vampiros podiam se transformar em lobos, já em Kaori esta habilidade é inexistente, ou caso apareça não foi apresentada no primeiro livro da serie.
Os vampiros são muito poderosos, mas isso não é o mais interessante nas obras, o mais envolvente é saber como é ver o mundo através dos olhos de um vampiro, o que eles sentem? Como lidam com a sede de sangue? como se relacionam com os humanos? como se da sua passagem de humanos para vampiros? E o que pensam a respeito de sua eternidade?  De certo a eternidade é um tema profundo, alguns vampiros veem isso como uma benção, se tornam arrogantes e prepotentes achando que são imortais, Dracula pensava dessa forma, e sua mente infantil e limitada (apesar do grande conhecimento que ele possuía) era seu maior defeito, e foi por causa desse defeito que ele encontrou seu fim quando é decapitado por Jonathan Harker, Kaori possuia mesmo que em uma fração pequena uma certa arrogância quanto ao seu poder, por ser uma vampira poderosíssima ela jamais imaginaria que pudesse ser derrotada por Felipe e isso quase a leva a sua morte definitiva. Cian o vampiro retratado por Nora Roberts encara a eternidade de outra forma, ele sofre com a morte de sua família esse mesmo sentimento é compartilhado por Kaori que perdeu o pai e o seu amor Calixto, Bright também sofria, ela sentiu o peso das inúmeras perdas que sofreu durante seus mais de mil anos de vida, dentre elas estava a morte do seu criador Aelric. Porem junto com a tristeza a eternidade também traz força e inteligencia, nesse ponto Sarah Jane é perfeita ao mostrar Bright, a vampira possui uma inteligencia tal, analisando e executando cada ação por menor que seja de forma calma e controlada que percebemos o que um milênio de experiencia traz a um ser, é graças principalmente a sua inteligencia (e não a sua força) que ela consegue fugir de Berlim.
Por ultimo e talvez mais importante em relação aos vampiros, devemos nos perguntar o quanto eles ainda são humanos? É verdade que alguns vampiros perdem sua humanidade se transformando em monstros sanguinários que ate custamos a acreditar que um dia eles foram humanos, que exemplo melhor do que a dupla Yuki e Fuyu? Kaori porem mantem sua humanidade, é verdade que a condição de vampira a faz mudar muito com os seculos, tornando-a mais poderosa e sedutora, mas ela nunca deixou de ser humana e de se importar com os humanos, Bright age da mesma forma, preservando seu lado humano, sua amor pelos humanos é testada ao máximo quando ela aceita levar em segurança Alma e Lukas para longe de Berlim, a vampira sabia que eles eram de uma família de caçadores de vampiros e que no futuro poderiam caça-la mas mesmo assim protege as crianças.
Como os vampiros vivem é uma característica forte em todas as historias, em Kaori alguns vampiros viviam como marginais, criaturas merecedoras de pena, outros eram ricos e poderosos como Felipe e Takezo, dessa mesma forma vivia Cian da trilogia do circulo, os vampiros costumam ser criaturas selvagens e por isso a liderança entre eles é uma coisa complicada, para isso um líder supremo é necessário, ou melhor UMA líder, ja que Missora e Lilith são cada uma, lideres de exércitos vampíricos, no romance de Sarah Jane os vampiros não obedeciam a um líder mas sim a uma assembleia composta por vários vampiros, e em Dracula era apresentado apenas quatro vampiros sem nos dar ideia de que existiam mais vampiros alem desses e por isso as trés vampiras mais fracas obedeciam ao mais poderoso no caso o rei dos vampiros Dracula, quanto a uma coisa porem todos esses vampiros concordam com unanimidade, a existência dos vampiros deve ser mantida em segredo.
Para concluir esse resenha devo parabenizar cada obra por suas principais qualidades, em cada uma os vampiros foram apresentados de forma maravilhosa e bela, em Dracula a ideia a ser passada era de um vampiro nobre, um aristocrata com poder quase ilimitado, porem vitima de sua arrogância, na trilogia do circulo o ponto de maior destaque não são os vampiros embora eles estejam sempre presentes, o que mais brilha na obra é o relacionamento entre os personagens, os conflitos, as paixões, as amizades, tal sentimento também é presente nos vilões da serie que nutrem um amor sincero entre si, vemos isso no romance de Lilith e Lola e no amor que Lilith nutre pela criança Davey. Na obra de Sarah Jane o tempero especial esta na inteligencia de Bright, em suas ações calculadas e extremamente cuidadosas, sendo este o primeiro romance de Sarah Jane a autora esta de parabéns! Guilia Moon deu a Kaori um tom de sensualidade, tornando-a uma vampira extremamente tentadora, alem disso a personalidade humana da vampira a torna muito mais cativante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!