Pesquisar neste blog

27 de março de 2012

Titãs e deuses



Vocês já pararam para pensar porque os deuses gregos são considerados deuses e os Titãs não? Porque isso acontece? Alguns podem pensar que tal fato se da porque os deuses são mais poderosos mas isso não é verdade, se analisarmos bem, deuses e titãs são gigantes em termos de poder, não foi o poder nem a força que fez com que os deuses derrotassem os titãs na primeira guerra, mas sim a razão, a capacidade de evoluir e não agir apenas pelos seus instintos.

Se pararmos um minuto para pensarmos os deuses gregos Zeus, Poseidon, Hades, Demeter, Hera, Hestia todos são filhos dos titãs Reia e Crhonos, se é assim porque eles não são considerados titãs como os pais? como pode um casal de titãs gerar filhos deuses?

A resposta é que os deuses são uma evolução dos titãs, eles são mais inteligentes, porque viram na razão e no conhecimento uma nova forma de poder, eles evoluíram por esse fato, os titãs simbolizam as forças da natureza porem em suas formas destrutivas e irracionais, os deuses pelo contrario adquiriram conhecimento, é muito comum que os deuses passem conhecimentos aos humanos, conhecimentos estes que eles adquiriram, Athena é a deusa da sabedoria e passou muitos conhecimentos aos humanos entre eles o conhecimento de tecer fios, Hefesto é o deus das forjas e foi ele quem criou inúmeros objetos mágicos famosos, como a lança usada por Aquiles para ferir Ares e Afrodite (fato mencionado na Illiada), a deusa Hecate ensinou os conhecimentos da bruxaria e Demeter a arte de cultivar as plantas.

Os deuses adquiriram conhecimentos, evoluíram e repassaram o conhecimento aos humanos, enquanto isso o que os titãs fizeram? na era de Crhonos o rei dos titãns, ele por medo de ser destronado por um de seus descendentes (da mesma forma que ele havia destronado seu pai) começou a comer um a um os filhos de sua esposa Reia, fato mostrado na pintura abaixo feita por Goya, pintor espanhol de seculo XVIII.


Crhonos é o tempo, mas podemos analisarmos ele como a estagnação no tempo, ele devorava seus filhos, fazendo assim uma estagnação no conhecimento e na evolução, pois ao interromper a ordem natural das coisas, interrompendo o surgimento das novas gerações Crhonos interrompe o tempo, Zeus seu unico filho que não foi devorado, graças a mãe Reia que o protegeu, é quem derrota Crhonos, restaurando a ordem natural, ele faz o tempo correr, e se torna o pais dos deuses e dos homens unindo todos os deuses no Olimpo.

Na cultura nórdica, encontramos os gigantes, seres semelhantes aos titãs, eles são os principais inimigos dos deuses nórdicos, representam as forças destrutivas da natureza, os deuses nórdicos lutam constantemente com eles, uma luta que simboliza a eterna luta dos vikings e dos demais povos nórdicos que enfrentavam as difíceis condições ambientais, e os rigorosos invernos.

Na cultura nórdica porem podemos observar uma diferença essencial, nela os gigantes são estagnados seres destrutivos, porem as gigantas não, algumas delas reconhecidas pela sua inteligencia e são elevadas a condição de deusas, é este o caso de Gerd a giganta que se casa com o deus Frey, e de Skadhi que se casou com Njord, embora o casamento não tenha dado certo e eles terem se separado, Skadhi manteve seu patamar de deusa.

É importante também ressaltar que muitos dos deuses nórdicos tiveram descendências de gigantes, e como os deuses gregos foram considerados deuses por sua evolução mental.

Então a vitoria dos deuses gregos contra os gigantes simboliza a vitoria da razão aos instintos básicos dos seres humanos, o que demonstra a vitoria dos seres humanos que evoluiriam e a partir da razão dominaram o mundo, submetendo os demais animais mesmo eles sendo mais fortes e poderosos do que eles.

Já no caso da mitologia nórdica, a batalha final dos deuses contra os gigantes, acarreta o ragnarok, evento ao qual destrói os mundos porem, das cinzas da guerra o mundo renasce, o que simboliza o eterno ciclo de destruição e renascimento da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!