Pesquisar neste blog

5 de maio de 2012

Leitores brasileiros

O texto a seguir foi retirado do jornal Diário do nordeste do dia 28 de abril, o Diário é um jornal de grande circulação na cidade de Fortaleza.

"Depois da realização da pesquisa denominada Retratos da Leitura no Brasil, recentemente divulgada pelo instituto pro-livro, foram abertas poliêmicas sobre o real papel a ser desempenhado pelo Ministério da Cultura, no tocante as ações adotadas a respeito do importante segmento da formação intelectual de um povo. Referido estudo menciona que o brasileiro assimila a média anual de apenas quatro livros e, ainda assim, essa leitura só chega ao fim em pouco mais da metade das edições.
Ressalva-se que a pesquisa considera como leitores apenas aqueles que, nos últimos trés messes, chegaram a ler pelo menos um volume. É lastimável registrar que, dentre o modesto percentual de 50% de leitores existentes na população brasileira, 36% deles declaram só ler quando isso lhes é obrigatório (...) grupos liderados por importantes intelectuais têm se insurgido contra supostas injustiças e distorções no processo referente a concessão de benefícios no campo das artes e da cultura. Vários desses protestos fazem coro contra a chamada "cultura digital" sita como um boicote ao artista, como produtor de ate, e a seu direito de autoria.(...) um dado positivo da pesquisa diz respeito ao Nordeste, onde é revertida a tendência nacional de desinteresse pela leitura e a participação no setor aumentou de 25% para 29% . dando prosseguimento a uma tradição que remonta há seculos, apesar do enfrentamento de tantos e tão diversificados revezes, faz-se digno de encômios esse avanço que só faz enaltecer a região nordestina, mantendo viva sua tradicional imagem de celeiro cultura do País.
Nesta semana o Ministério da Cultura lançou o Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura, cuja execução ficará a cargo da Biblioteca Nacional , no Rio de Janeiro. O plano prevê o acesso ao livro através do barateamento do seu preço, bem como sua distribuição por meio da rede de bibliotecas públicas. Trata igualmente da formação do leitor, principalmente entre crianças e jovens, com fornecimento de livros para os alunos da Educação Básica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!