Pesquisar neste blog

25 de outubro de 2012

Frases: A arte da guerra

"A arte da guerra" é um livro extremamente importante e difundido no mundo inteiro. Escrito por Sun Tzu uma autor de grande importância que não se sabe ao certo se realmente existiu ou se é apenas uma figura simbólica. Destemido, calculista, paciente, justo, equilibrado e de uma sabedoria vasta. Sun Tzu sintetiza todas essas qualidades se tornando assim um arquétipo de general e líder perfeito.

O livro escrito por Sun Tzu prega a arte da estrategia e da liderança. Traduzido do chines para o francês pelo padre Amiot em 1772,  posteriormente para o inglês por Lionel Guiles e Samuel B. Griffith, somente décadas depois foi lançada a primeira versão em português.

Ele traz a visão do general, que por meio de seus ensinamentos e avaliações transmite todo seu rico conhecimento de guerra, tanto dentro quanto fora do campo de batalha. Inicialmente "A arte da guerra" era lido por militares, sendo nós dias de hoje considerado uma referencia na areá da administração.

Abaixo seguem algumas frases retiradas do livro:

"A rapidez é a seiva da guerra"

"A garantia de nos tornamos invencíveis está em nossas próprias mãos. Tornar o inimigo vulnerável, só depende dele próprio"

"E qualquer país onde estiveres independente do terreno que ocupas, se em teu exercito há estrangeiros (...) não permitas que nos corpos que integram eles sejam os mais fortes ou a maioria"

"Com numerosos cálculos pode-se obter a vitoria. Teme quando os cálculos forem escassos. E quão poucas chances de vencer tem aquele que nunca calcula!"

"Não permitas que nenhum soldado temerário abandone as fileiras para provocar, sozinho, o inimigo. Raramente tal homem volta são e salvo. Perece pelo vulgo, pela traição, ou fulminado pelas tropas"

"A guerra deve ser a ultima solução. Os combates quaisquer que sejam os resultados tem sempre um gosto amargo para os próprios vencedores"

"Se prevês algum lucro, coloca em movimento teu exercito. Se não prevês nenhuma vantagem, fica impassível"

"Dominado pela cólera ou pela vingança, um soberano não deve mobilizar as tropas"

"Contraria o comando do inimigo, semeia a dissenção entre seus chefes (...) faz com que murmurem contra seus oficiais (...) dissemina ininterruptamente falsos alarmas e falsos avisos"

"Não te contentes com uma pequena vantagem ou com meia vitoria (...) permanece de sobreaviso, mesmo depois de obter todas as aparências de uma vitoria"

"Um comandante hábil busca a vitoria baseando-se nas circunstâncias e não a exige de seus subordinados"

"Antes de ordenar o acampamento, informa-te da posição de teus inimigos. Analisa o terreno e escolhe o mais vantajoso"

"Um pequeno exercito bem disciplinado é invencível sob o comando de um bom general"

"Antes do dia determinado para o combate, não estejas nem longe nem perto demais do inimigo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!