Pesquisar neste blog

16 de maio de 2011

Quero escrever, por onde comecar?



 Muitas pessoas desejam escrever suas proprias historias, isto acontece principalmente com quem gosta de ler e acredito que todos que visitem este blog tenham este gosto em comum ; )
Bem aqui vão umas dicas e coneselhos para os futuros escritores!

1º Um ponto obvio, a primeira coisa que voce deve fazer quando quiser criar uma historia é pensar no tema de sua narrativa, sera um romance? um livro policial? sera um livro de ficção? este é um ponto facil de se decidir com o qual você não perdera muito tempo. Apos escolher o tema você deve pensar em qual publico voce quer que leia seu livro (adultos, adolescentes, crianças... claro que pessoas de diferentes idades iram ler o seu livro porem havera um publico aonde seu livro sera focado) decidiu o publico? agora podemos continuar, este é apenas a massa do bolo, ainda vem muita coisa pela frente!

2º Depois que voce tem um tema em mente comece a pensar na historia em si, aonde ela ira acontecer? Paris, Tokyo, Nova York ? ela ira se passar no Brasil? Claro que por conta de referencias é mais facil fazer uma historia que se passe no pais aonde voce vive, mas isso não impede que voce escreva uma historia que se passe em outro pais, a sua historia tambem pode-ra se passar em um mundo ficticio nesse caso sera mais facil pois voce não precisara ficar tão preso a referencias e podera criar todos os elementos desse mundo.

3º Em que epoca ira passar sua historia ? sera em um futuro distante? na epoca medieval? tenha em mente que o "quando" e o "onde" são essencias para moldar a sua historia.

4º Depois de ter em mente como sera o "mundo" aonde sua historia ira se passar, pense mais detalhadamente sobre ele, caso seja uma historia fciticia envolvendo bruxos por exemplo pense em como sera o relacionamento deles com os humanos comuns, se a magia sera algo oculto para a humanidade, recheie sua historia com detalhes para que ela não pareça generica e sem personalidade.

5º Agora vamos ao elemento mais importante da historia, eu estou falando claro dos personagens, sim sua historia ira se passar ao redor de um personagem (ou mais de um) pense em como seu personagem ira se encaixar nesse mundo, pense em como é a vida dele, ele tem familia ? mora sozinho? como é a sua aparencia? como é sua personalidade é uma pessoa mais extravagante? introvertida? fria ? pense nos fatos que ocorreram no passado do seu personagem e como isso serviu para moldar sua personalidade. Pense, em habitos que ele possa vir a ter e nos seus amigos, inimigos, DE VIDA a ele, crie seus defeitos e suas qualidades.

6º Agora voce deve estar percebendo que sua narrativa comeca a tomar mais volume e personalidade não é? comece a criar a trama e a encaixar os personagens, com todo esse material que voce ja criou ficara tudo mais facil : )

7º Bem pessoal o principal é isso o resto ira correr naturalmente, agora voce ja pode comecar a escrever, voce ja tem uma ideia da historia bem solida em sua mente, aconselho que anote tudo em um bloco de notas, ou em um arquivo do word, pense em se a historia tera apenas um nucleo, muitos livros possuem mais de um nucleo e a cada capitulo muda-se o nucleo uma tecnica interessante.

Bom gente é isso!! irei completar essa postagem caso veja mais informações uteis para serem adicionadas, espero que todos tenham gostado e que esta postagem tenha ajudado voce a criar sua propria historia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!