Pesquisar neste blog

10 de junho de 2011

Especial: Os sete - 10 anos



(Essa postagem contem Spoilers dos livros "os sete" e "Sétimo"!)

Os sete essa é uma famosa obra de Andre Vianco, hoje eu estava nostálgico lembrando dos vários livros que já li e percebi que faziam dez anos desde que essa obra foi lançada.
Os sete foi o primeiro livro de Andre Vianco e se tornou muito famoso, a obra possui erros, alguns gritantes porem vamos relevar porque foi a primeira obra de Vianco, o livro tem sua continuação em "setimo" e ainda possui espaço em historias em quadrinhos "os vampiros do rio D´ouro" que conta o passado dos sete vampiros portugueses.

Bem vamos ao que interessa, nessa postagem iremos fazer um apanhado de tudo sobre a saga dos sete e discutir aqui, tenho que dizer que não li "os vampiros do rio D´ouro" e por isso infelizmente não poderei analisar os dados que esta obra implementam a saga dos sete.

Vampiros, historia e origens.

Vampiros, vampiros... Essas sombrias criaturas da noite já habitam nossa imaginação a décadas, gracas aos vários filmes, livros e seriados temos um material enorme sobre esta raça, quem não se lembra da novela Vamp? ou para os mais jovens a novela O beijo do vampiro? Sim, ate nas novelas os andarilhos da noite já atuaram, mas vocês devem se perguntar aonde isso teve inicio? Bem a famosa obra "Dracula" de Bram Stoker foi a que mais influenciou e expandiu a imagem dos vampiros, porem essa obra também sofreu influencia de outras como a obra "The Vampyre" escrita por John Polidori que pela primeira vez demonstrou um vampiro aristocrata, esta sofreu influencia de obras mais antigas, no livro "os sete" em uma passagem quando o vampiro acordador visita um cemitério e usa seu dom pela primeira vez na narrativa, ele cita que o único modo de impedir que um morto seja acordado pelo seu dom era se a cabeça do defunto fosse separado do corpo e em sua boca fosse colocado alho, para quem leu dracula, é citado algo semelhante pelo estudioso Van Hellsing quando este visita o tumulo de Lucy.

Bem citados esses fatos introdutórios sobre os vampiros em geral vamos nos focar nos vampiros de "os sete", tudo que irei citar daqui para a frente terá como referencias os livros "os sete" e "sétimo"

Fraquezas e poderes


Existem muitos mitos sobre os vampiros, sobre suas fraquezas e poderes, na obra os sete alguns desses mitos são verdade... outros não.
Aguá benta: Aguá benta não machuca os vampiros, é mesmo que nada.
Cruzes: Apenas outro mito, que nasceu provavelmente porque vampiros não gostam de igrejas.
Prata: A prata realmente feri os vampiros e é a arma mais eficiente contra eles.
Estacas: Estacas não matam os vampiros apenas os paralisam, quando um vampiro recebe uma estaca no coração fica paralisado ate alguém remover a estaca.
Alho: É como veneno para os vampiros, os deixa fracos por um tempo.
Luz solar: como todo bom vampiro, ele morre apos ser exposto a luz do sol (com execão de sétimo que pode resistir a luz do sol)

Os vampiros de "os sete" tem força sobre-humana e uma velocidade incrível porem não podem invocar sua velocidade vampirica sempre, ela lhes gasta suas energias, fazendo-os necessitar de sangue mais depressa.
Alem destes poderes os vampiros também possuem uma visão noturna que os faz enxergar com perfeição a noite.

Os vampiros de os sete possuem poderes especiais que receberam de Lucifer apos fazerem um acordo com ele, cada um dos vampiros recebeu um dom e tal dom lhes deu seus respectivos apelidos.

Acordador: É o segundo vampiro a aparecer na trama, seu verdadeiro nome é Manuel. Acordador tem o poder de acordar os mortos com sua voz, por causa disso o vampiro fala sempre em tom baixo. Acordador pode despertar defuntos de ate uma semana apos suas mortes, os cadáveres caminham entre os vivos apenas por um tempo, e depois retornam ao mundo dos mortos, o único jeito de impedir um cadáver de ser despertado por acordador é decepando sua cabeça e enchendo sua boca com flores de alho, no livro "Sétimo" acordador tem seus poderes aumentados podendo despertar cadáveres de ate sete semanas apos suas mortes.
Inverno: O mais cruel e frio (literalmente) dos sete vampiros, tem o poder de congelar e é dito como o segundo vampiro mais poderoso ficando apenas atras de Sétimo e de Miguel caso este possa usar o seu dom. Inverno ou Guilherme como é seu verdadeiro nome tem o poder de congelar e de esfriar o ar ao seu redor podendo assim matar inúmeras pessoas de uma vez.
Tempestade: Seu verdadeiro nome é Baptista e seu poder é obviamente o de criar tempestades, seu poder também pode ser usado para criar nuvens de tempestade que podem fechar o céu impedindo que a luz solar penetre, servindo como um escudo contra a luz do sol.
Lobo: Lobo é um dos vampiros mais poderosos, seu verdadeiro nome é Afonso e seu poder é o de se transformar em um poderoso lobisomen, ele pode controlar seu dom a vontade menos no primeiro dia do més em que a fera toma o controle e ele se transforma independente de sua vontade.
Espelho: Ele tem o poder de mudar de forma, seu nome é Fernando, ao se transformar ele muda tanto o seu corpo como suas roupas, alem de se transformar em pessoas Espelho pode assumir a forma de alguns mamíferos.
Gentil: Miguel é o mais bondoso de todos os vampiros é também o irmão mais velho de Sétimo, seu poder é o de parar o tempo e só pode ser usado uma vez por ciclo lunar (més), ao parar o tempo Gentil pode escolher quem fica paralisado e quem pode se mover, alem de que pode parar o tempo por um grande intervalo de tempo. No livro "Sétimo" Miguel tem seu dom aumentado podendo parar o tempo mais de uma vez por més.
Sétimo: O mais poderoso entre os sete vampiros, ele não pode ser detectado por nenhum vampiro alem de poder andar sobre a luz do sol (este é seu dom) ninguém sabe qual o verdadeiro nome de Sétimo, tudo que se sabe é que ele é o sétimo filho de uma linhagem de sete, Sétimo tem o poder de se transformar em uma poderosa fera alada de quase trés metros de altura e sua força, velocidade e resistencia são muito maiores nessa forma, Sétimo não gasta muita energia para se transformar na forma alada porem o processo inverso é muito desgastante.
Fantasma: É este o apelido dado por inverno a Thiago, o nome é porque Thiago pode se tornar imaterial podendo assim atravessar objetos sólidos e se esquivar de golpes, sua habilidade porem não o faz conseguir atravessar a prata.

Filhos


Os vampiros podem criar filhos, para isso basta apenas darem seu sangue para sua futura cria, as vitimas normalmente demoram alguns dias para se acostumar a situação de vampiro, porem a execões como Paola que se acostumou a sua nova condição sem reclamar. Toda vez que um vampiro cria um filho fica fraco por um tempo, no caso dos vampiros com dons quando eles criam um novo vampiro transferem tambem seu dom para o novo vampiro porem o poder vem sempre enfraquecido.

Conclusão

Alem de vampiros é citado também a existência de anjos e bruxas na serie,  a obra é carregada de muita ação o que acredito ter sido o principal fato para ter atraído tantos fãs, porem falta maturidade visto alguns erros grosseiros.
Bem espero que tenham gostado desta postagem e comentem! tentei escrever tudo que sabia sobre a obra mas me desculpem se esqueci algo importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!