Pesquisar neste blog

23 de setembro de 2011

O ônibus

Andre Ricardo era um estudante de medicina, o jovem tinha vinte e um anos e estava no terceiro semestre, Andre era um bom aluno não era o melhor da sala, mas suas notas eram sempre altas e ele era bastante estudioso.
Andre vinha de uma família honesta, todos os dias pegava o mesmo ônibus para ir e voltar da faculdade, a viagem era sempre tediosa, ele nunca reparava nos demais passageiros no motorista nem no trocador, a única coisa que ele reparava era no posto de gasolina que ficava logo depois da pracinha, o posto era o único ponto de referencia a qual o rapaz conhecia e sempre ao velo dava sinal para que o ônibus parasse.
E assim se passavam os dias, todo dia a mesma coisa Andre ia e vinha de ônibus, assistia as aulas, anotava o conteúdo, chegava em casa almoçava, dormia por trinta minutos, acordava as duas horas da tarde e estudava ate as cinco. Ate esse ponto o dia de Andre era comum e sem graça,  o que ele fazia a seguir era na verdade a única coisa que o animava, Andre ia tocar com alguns amigos, era a sua banda, ele tinha uma banda e tocava baixo, seu amigo Carlos tocava guitarra e o estúdio aonde todos ensaiavam era de um tio seu, os outros dois integrantes da banda era Davi a quem todos chamavam de o sapo, porem ninguém, nem mesmo o próprio Davi sabia explicar o porque do apelido, e Virginia a vocalista, uma garota com o cabelo cheio de tranças e uma paixão um tanto obsessiva por gatos de estimação.
 Por horas o grupo de adolescentes que por sinal já estavam entrando na fase adulta tocavam, animados e rindo muito, era uma atividade relaxante para todos e eram naquelas poucas horas, naqueles ensaios diários em que Andre se sentia realmente vivo, era aquilo que ele queria para o seu futuro, não ser um medico, medicina era um curso que ele só escolhera pela pressão que seus pais colocaram em seus ombros, obrigando-o a seguir a carreira de doutor.
Os dias passavam, Andre sempre indo e voltando de ônibus, muitas vezes ele viajava cantando baixinho as musicas de sua banda. Um determinado dia Andre chegou no estúdio para mais um ensaio, estava sorridente como sempre ficava nessas ocasiões, ele reparou que todos da banda estavam muito empolgados e perguntou o porque de tamanha excitação.
- O sapo conseguiu marcar um show nosso! – disse Carlos animado.
- Vai ser no próximo mês em um bar, é uma coisa pequena mas o começo é sempre assim! – disse Virginia otimista dando pulinhos de alegria.
Andre ficou muito Feliz com a noticia e aquele dia o ensaio foi muito mais prazeroso, teve um gostinho especial para todos, eles estavam muito empolgados com o show e combinaram de ensaiar duro os próximos dias para que a apresentação fosse perfeita.
E eles de fato treinaram, durante todo o mês, começaram os ensaios mais cedo, as três da tarde e de la saiam apenas as dez da noite. Eles escolheram as musicas que seriam tocadas no show, tocariam musicas de artistas famosos mas também selecionaram suas próprias musicas para tocar no grande dia, Virginia que era a compositora compôs uma musica nova especialmente para o show.
O grande dia finalmente chegou, o grupo se reuniu no bar, em todos os integrantes da banda reinava um sentimento de ansiedade e bom humor, eles chegaram no local uma hora antes do necessário para arrumarem os instrumentos com cuidado e terem certeza que nada iria dar errado, nada poderia estragar aquele dia.
Eles tocaram com amor e sentimento, com vivacidade, porem ninguém parecia ouvir suas musicas, as pessoas no bar se ocupavam apenas em beber, conversar sobre assuntos cotidianos, e em assistir ao jogo de futebol que era transmitido no aparelho de televisão do bar, de fato o único momento em que os fregueses vibraram de emoção foi quando um dos times venceu a partida em uma disputa de pênaltis. Andre se sentiu decepcionado, havia esperado tanto por aquele dia, se preparado tanto porem ninguém lhe dera atenção, aquilo foi horrível ele teve vontade de chorar, melhor teria sido se as pessoas criticassem sua musica, pelo menos eles a teriam ouvido.
No dia seguinte Andre estava arrasado, se sentia deprimido e a vida parecia sem cor, ele pegou novamente o mesmo ônibus, se sentara em uma cadeira, estava triste, nada falava, nem mesmo cantava baixinho as musicas de sua banda como fazia com freqüência.
- Você esta bem?
Andre olhou para o lado e viu uma moça de sua idade, a garota tinha um sorriso radiante no rosto.
- Sim estou porque?
- É que você esta parecendo um pouco triste, nem esta cantando aquelas musicas, por sinal de que banda elas são?
Andre se endireitou na cadeira e pela primeira vez prestou atenção na moça, a conversa tomou um rumo que ele gostava e isso o fez conversar de forma natural e simpática.
- É da minha banda, foi a Virginia quem compôs ela é a vocalista.
- Você tem uma banda? Que legal!! Eu sempre gostei das musicas que você tocava, gosto das letras são muito bem feitas.
O animo de Andre voltou com aquela conversa, e por toda a viagem de ônibus eles conversaram, sobre a banda, no dia seguinte o mesmo se repetiu e no seguinte e no seguinte... Em menos de um mês Andre e Ana a sua companheira de ônibus se tornaram grandes amigos, Andre podia nunca ter percebido, mas Ana sempre admirava as suas musicas, quando ele cantava uma musica nova ela se deleitava com a nova canção, a jovem era sua fã numero um.


As vezes não percebemos mas temos pessoas maravilhosas ao nosso redor, basta apenas olharmos para o lado e darmos a essas pessoas um pouco de atenção, podemos descobrir grandes amigos, e ate mesmo o amor de nossas vidas.

Autor: Lucas Vitoriano

Um comentário:

  1. Bom, essa é meu primeiro conto, espero que tenham gostado, não foi um conto planejada eu apenas pensei na lição que queria transmitir e dentro de uma hora criei a primeira historia que veio a minha cabeça, foi uma experiencia interessante e prometo tentar tornar isso um habito.

    Quero que o blog tenha mais a oferecer alem de apenas divulgação e analises (resenhas) de livros, por isso tentarei postar aqui cronicas, contos e poesias, já tenho em mente uma serie de contos sobre mitologia grega, para quem gosta do tema, espere que nesse final de semana que tentarei postar!

    Fazendo uma breve analise do conto, ele tem como função nos ensinar uma lição, devemos prestar atenção ao mundo ao nosso redor, nos costumamos prestar menos atenção para aquilo que nos é familiar, porem devemos prestar atenção no nosso redor, podem haver pessoas maravilhosas ao nosso lado nos não nos damos conta.
    A cronica também ensina outra lição, seguir seu sonho e fazer o que gosta, Andre apesar de ser um aluno de medicina gostava de verdade era de tocar e era naquele meio que ele se sentia feliz, se ele conseguira ou não sucesso no seu sonho é uma questão que ficara em aberto, pois não era isso que eu queria focar no conto.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!