Pesquisar neste blog

23 de setembro de 2011

Resenhas, contos e cronicas

Mesmo entre pessoas que gostam de ler e escrever a muitas que não sabem dizer com precisão o que é um conto e uma cronica, as pessoas sabem o que é uma resenha mas muitas vezes seus conhecimentos são superficiais ou eles sabem apenas sobre um tipo especifico de resenha.

Digo isso porque eu sou uma dessas pessoas. Atualmente o blog esta em uma nova fase, estarei incrementando poesias, contos e cronicas, o objetivo é da um diferencial ao blog alem de torna-lo mais interessante para os leitores alem de ser um ótimo exercício para mim de praticar esses diferentes tipos de escrita!

Resenhas


Existem vários tipos de resenhas, irei citar aqui alguns deles.

Resenha de obra: É um resumo de uma obra, seguida da avaliação critica do autor da resenha.
Resenha critica: Semelhante a resenha de obra, porem é mais focada na opinião critica do resenhista, sendo mais detalhada na analise do enredo e dos personagens.
Resenha temática: Fala sobre varias obras simultaneamente, as obras devem ter algum ponto em comum para que se possa relaciona-las.

Pretendo colocar algumas resenhas relativamente curtas no blog, sendo ou resenhas criticas ou resenhas temáticas, no blog já existem algumas resenhas caso vocês queiram dar uma olhada os links seguem logo abaixo.
Kaori - perfume de vampira - Resenha
Os sete - Resenha
Frankstein - Resenha

Cronicas

A palavra cronica vem do grego Chronos o deus do tempo, a cronica conta  um acontecimento do cotidiano, elas são constantemente publicadas em jornais, explicando de forma critica e cômica sobre um acontecimento recente, vamos a algumas cateterísticas das cronicas


  • Narrativa informal
  • Escrita de forma leve
  • Humor
  • São breves
  • Abordam assuntos sérios porem de uma forma cômica
  • Falam de fatos modernos.
Contos

Contos são narrativas curtas, por isso tem poucos personagens e estes não são analisados de forma profunda, no conto existe apenas um clímax e nele tempo e espaço são secundários.

irei citar alguns sites com contos e cronicas para quem estiver interessado.

Contos 

Cronicas


Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!