Pesquisar neste blog

1 de novembro de 2011

A folha em branco



A folha em branco, eis a eterna companheira de nos escritores, na saudê e na doença, na riqueza e na pobreza ate que a morte nos separe, amem!

Sim, a folha em branco é nossa companheira de todas as horas, e nos sabemos aonde encontra-la, na verdade conhecemos o caminho ate de olhos fechados, porem vou relembra-lo para aqueles que esqueceram, é bem simples: 

1º - Clique com o botão direito do mouse na areá de trabalho ou de uma pasta.
2º - Leve o curso ate "novo"
3º - Leve o cursor ate "Documento do Microsoft office Word" (ou editor de texto de sua preferencia)
4º - Agora basta clicar com o botão esquerdo do mouse.

Feito isso nos deparamos com ela. claro que é uma relação virtual, mas o efeito da folha em branco é igualmente poderoso independente dela ser uma imagem no computador ou uma folha de papel que esta em nossas mãos.
E que efeito é esse tão poderoso?

A resposta varia, pois a folha em branco é um verdadeiro camaleão. A folha em branco causa diferentes reações em nos escritores quando a encaramos. 
Uma das reações mais comuns que temos ao nos deparar com ela é a de uma chuva de ideias sim é esse aquele momento magico em que nossa cabeça esta fervendo com mil e uma ideias sobre uma (Ou varias) historias, isso é maravilhoso, afinal melhor sobrar do que faltar não é?
Bem não é bem assim, na verdade nesses momentos nossa cabeça esta tão cheia que nos não conseguimos ordenar as ideias e muitas vezes estamos tão empolgados com essas ideias que não fazemos uma analise sobre a ideia que nos veem a mente, por isso que nesses momentos é comuns nos acharmos toda ideia que vem a nossa cabeça genial, super original e criativa, é ai que sai umas coisas do tipo 

"Ja sei!! vou fazer uma historia com pre-adolescentes que são transportados de uma forma misteriosa para um mundo magico e cheio de surpresas, la eles enfrentam vários desafios e descobrem ser os escolhidos de acordo com uma profecia antiga a salvar aquele mundo. Os jovens salvam o novo mundo contra a emaça de um vilão, e no final conseguem voltar para casa!!"

Não preciso dizer que esse é o roteiro mais batido do mundo, para completar só falta o principal salvar uma princesa inocente e meiga no novo mundo. Não estou dizendo que não de para fazer uma boa historia com este roteiro só digo que a ideia já era batida na época em que seu avo nasceu.
O grande problema dessa chuva de ideias é que nos escrevemos dezenas e dezenas de paginas, damos todo o gás para escrever a historia que nos vem em mente, depois porem quando olhamos o que escrevemos com a cabeça mais fria e com o senso critico ligado percebemos que uma grande parte do que escrevemos é inútil (se não tudo...) e temos que escrever tudo de novo.
A vezes porem a nossa reação a nos depararmos com a folha em branco é o oposto, não temos uma chuva de ideias, na verdade não temos ideia nenhuma, é como se nossa mente estivesse tão branca e vazia como a folha em nossa frente, esses momentos são deprimentes e ao mesmo tempo cômicos,  nos ficamos geralmente encarando a folha em branco, como se perguntássemos "O que eu faço com você?" as vezes a resposta vem a nossa mente como uma magica, porem não se empolguem, na maioria das vezes isso não acontece.
O ultimo tipo de reação que eu tenho ao ver uma folha e branco é o de, querer escrever, ter as ideias para escrever, mas por algum motivo nos não conseguir escrever, nem mesmo uma misera linha, essa é a famosa falta de inspiração, um mal que aflige a todos os artistas, de todas as áreas da arte e de todas as épocas.

Bem mesmo com todas essas relações conturbadas que temos com a folha e branco, nos a amamos, pois ela simboliza uma possibilidade, uma folha em branco é na verdade uma possibilidade de uma folha escrita, uma folha bem escrita com uma historia envolvente e maravilhosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!