Pesquisar neste blog

26 de março de 2012

O oceano infinito


Em um reino mítico localizado em uma grande ilha, viviam varias pessoas, elas tinham uma vida calma, boa e sem preocupações, e por isso a grande maioria delas acreditava que eram felizes.

Dentre estas pessoas algumas percebiam que não estavam realmente felizes, sentiam que queria mais, almejavam mais, elas não sabiam o que desejavam mas sabiam que não encontrariam o que as faria felizes ali.
E foram essas pessoas que se aventuraram a enfrentar o oceano, elas construíram barcos e adentravam no grande vasto e desconhecido oceano.

Porem o oceano era cruel, muitas das pessoas morriam afogadas, outras retornavam no meio do caminho, voltando para a ilha, estas se tornavam pessoas tristes, sempre pensando o que teria acontecido se tivessem conseguido atravessar o oceano, se tornavam pessoas nostálgicas e sem felicidade.
Um dia um homem, como muitos antes dele, construiu um barco e se aventurou no oceano, ele estava confiante, otimista e acreditando que conseguiria atravessar o oceano.

Porem os dias se passaram e depois os dias se tornaram messes, com o passar do tempo o homem foi perdendo as esperanças, ele passava fome, e a pesca nas águas era difícil, frequentemente tempestades varriam os céus e quase viravam seu barco, o homem ficou cada vez mais abatido, e havia perdido suas esperanças.

Um dia, o homem avistou uma ilha, ao vê-la ele renovou suas forças, navegou ate ela, e chegando la colheu frutos das arvores da ilha repondo suas energias, depois cortou a madeira das arvores e usou-a para reparar seu barco, e então na manha seguinte prosseguiu com sua viagem com as energias renovadas.
E assim os dias se passaram, por muitas vezes ele perdeu suas esperanças mas avistou novas ilhas aonde parou para recuperar suas forças, e assim parando de ilha em ilha, o homem encontrou uma ilha maior e mais bela que todas as outras, ele atracou seu barco la, a ilha tinha uma vegetação prospera, e nela viviam algumas pessoas, elas o receberam bem, e então o homem percebeu que ali naquela ilha ele tinha encontrada a tão merecida felicidade.

Analise do mito

A ilha aonde todos vivem, simboliza a inércia, ao conformismo e as energias estagnadas, o oceano simboliza o desafio da vida, as tempestades são os problemas, que inevitavelmente irão nos acompanhar na grande jornada da vida, a construção do barco simboliza nossos sonhos que nos impulsionam a sair da inércia e enfrentar a vida.

As pessoas que pararam no meio do caminho e voltaram para a ilha, são na verdade as pessoas que desistem dos seus sonhos na metade, e voltam para a inércia (a ilha) sempre sonhando com o que teriam encontrado se trivessem atravessado o oceano ou seja, como teria sido suas vidas se tivessem conseguido seguir em frente.

As pessoas que se afogam no oceano é o exemplo mais triste, simboliza as pessoas que se afogam na solidão e na depressão, mergulhadas no escuro e frio oceano, esquecidas, e sem vida.
No mito devemos analisar e dar uma atenção especial as ilhas que encontramos no meio do caminho da vida, estas simbolizam o combustível para nossos sonhos, a energia que nos impulsionam, elas podem ser os nossos amigos que nos encorajam, nossa família que esta ao nosso lado ou qualquer fator que nos anime e nos de força de vontade. A ultima ilha representa o estado de felicidade a que todos almejamos porem poucos conseguem atravessar o oceano da vida, enfrentar as tempestades e encontrar as ilhas que recarregam nossas energias para enfim chegarmos nesse maravilhoso lugar.

2 comentários:

  1. Muito bom mesmo, me fez pensar na minha vida e nas dificuldades que eu passo, felizmente para mim, eu construiu um submarino..kkk otimo texto muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. tem vaga nesse submarino para mais um? ^^

    obrigado, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!