Pesquisar neste blog

9 de março de 2014

Lewis Carrol

Lewis Carrol... esse é o pseudônimo do famoso escritor Charles Lutwidge Dodgson, autor de um dos mais brilhantes e famosos contos infantis do mundo "Alice no pais das maravilhas". Lewis nasceu em 27 de janeiro de 1832, em Daresbury. Ele se formou em matematica e lecionou essa materia na universidade. Alem de professor, e escritor, fora também um exímio fotografo considerado um dos melhores fotógrafos de crianças do período vitoriano.

A protagonista de seu livro mais famoso "Alice no pais das maravilhas" foi baseada em uma pessoa real, Alice, filha de seu amigo Henry Liddel. Em uma tarde enquanto Charles fazia um passeio de barco com Henry e suas três filhas o escritor contou a elas a historia ao qual daria origem a de Alice no pais das maravilhas, totalmente improvisada. Futuramente trabalhou essa ideia e fez dela um livro.


 (Alice, ilustração por John Tenniel)

Os livros de Lewis Carrol tem uma marca forte que é o no-sense ou seja eventos e fatos sem-sentido. Algumas pessoas podem pensar que essa é uma característica fácil de se colocar, mas não o é, e Lewis a utiliza com maestria. Alem de Alice no pais das maravilhas(1865) ele escreveu outros livros, estes são: Alice no pais do espelho(1872) e o romance de dois volumes Sylvie and Bruno(1889e 893 respectivamente), além destes também uma poesia The hunting of the snark(1876).

Charles Lutwidge era um homem tímido no relacionamento com adultos, mas se dava muito bem com crianças (apenas meninas. Os meninos ele não suportava). Algumas pessoas viam isso como um sinal de pureza e um fascino pela infância, outros porem interpretavam essas atitudes de modo completamente diferente, vendo nele uma pessoa pedófila, com uma patologia sexual. Qual a verdade? Impossível saber. Como já dito antes Charles Lutwidge (chamarei-o assim quando não me retratar ao seu lado de escritor) era um ótimo fotografo e as crianças eram o seu tema favorito. Abaixo, uma dessas fotos:



Charles Lutwidge morreu em Guildford, em 14 de janeiro de 1989, de pneumonia. Charles havia se transformado em uma pessoa desgostosa no que se referia a sua obra de Alice no pais das maravilhas e não mais respondia as cartas dos fãs. Alice porem representa a curiosidade e a ingenuidade infantil e essa personagem com sua imaginação fértil como a das crianças, transforma ate as coisas mais banais nas mais incríveis e fantásticas aventuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!